Fonte: http://www.bandab.com.br/evandro-razzoto/

Contra e-lixo, UE quer modelo único de carregador

Quem nunca sofreu com o problema? A bateria do celular está quase no fim, você esqueceu o carregador em casa e ninguém que está por perto tem um modelo igual ao seu para te emprestar. Esse tipo de situação pode estar com os dias contados, pelo menos na União Europeia.

Projeto proposto pela parlamentar alemã Barbara Weiler propõe que se torne obrigatório que todos os fabricantes de celulares adotem um modelo único de carregador para os aparelhos. Se aprovada, a medida valerá para todos os países do bloco econômico – entre eles Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suécia.

Muito além de querer facilitar a vida dos usuários de celular que esquecem o carregador em casa, o projeto pretende diminuir consideravelmente a quantidade de lixo eletrônico produzido. Segundo a relatora Weiler, a medida evitará, anualmente, 51 mil toneladas de e-lixo.

Os membros do Parlamento Europeu já aprovaram o projeto por 550 votos a 12, com oito abstenções. Agora, a medida deve ser aprovada pelo Conselho de Ministros, que segundo Weiler já deu seu aval de maneira informal.

Não é a primeira vez que há um movimento para instituir carregadores universais para celulares, inclusive na União Europeia. Nas outras tentativas, no entanto, a ideia foi barrada por empresas fabricantes, como a Apple, que são contra a medida.

Ainda assim, Weiler está otimista. Ela acredita que o projeto será aprovado a tempo de começar a valer em 2016 para todos os fabricantes de telefones móveis e que, ao mostrar que funciona, será replicado em outros países que não fazem parte da União Europeia.

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2014/03/25/103816-contra-e-lixo-ue-quer-modelo-unico-de-carregador.html





Zapata Projetos, Licenciamento e Consultoria Ambiental
Licenciamento Ambiental - Licenciamento Florestal - Controle de poluição - Treinamentos
Gestão Ambiental e Assessoria - Diagnóstico Ambiental - Educação Ambiental
Rua Dois Irmãos, 35 - Nova Petropólis-RS 95150-000
Fone: (54) 3281-3321
Cel.: (54) 9994-1278
meioambiente@ambiente-rs.com.br
Copyrigth 2011 - Todos os direitos reservados
WebDe Tecnologia