Fonte: http://dia-da-terra.blogspot.com.br

Brasil vive um conflito por água a cada quatro dias

Foram identificados 93 conflitos por água em 19 Estados, o maior desde 2002, quando eles passaram a ser monitorados pelo órgão, que é ligado à Igreja Católica. Isso representa um conflito hídrico a cada quatro dias.

No ano passado, houve um aumento de 17% no número de disputas em relação a 2012. Foi o segundo ano seguido de intensificação dos conflitos. Em 2012, houve 79 conflitos, um aumento de 16% em relação a 2011.

Apropriação – No ano passado, a Bahia foi o Estado que mais teve disputas deste tipo, num total de 21. Em segundo lugar, ficou o Rio de Janeiro, com sete disputas.

O Nordeste foi a região mais conflitante, com 37 casos registrados, seguido pelo Norte do país, com 27 casos.

De acordo com a CPT, muitas destas disputas ocorrem para evitar a apropriação de recursos hídricos por empresas, como mineradoras e fazendas, ou para impedir a construção de barragens ou açudes.

‘Além da investida na Amazônia, com a construção de duas grandes hidrelétricas, de Belo Monte e Tapajós, o cerrado e a Mata Atlântica também têm sofrido com mais conflitos por causa de disputas de territórios entre comunidades pobres e grandes empresas de mineração e agricultores’, afirma Isolete Wichinieski, coordenadora nacional do CPT.

Preservação – Muitas das disputas também ocorrem por ações de resistência, em geral coletivas, para garantir a preservação da fonte de água.

‘Hoje existe uma maior preocupação em preservar o meio ambiente, o que também gera mais embates’, afirma Wichinieski.

Fonte: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2014/03/29/103941-brasil-vive-um-conflito-por-agua-a-cada-quatro-dias.html





Zapata Projetos, Licenciamento e Consultoria Ambiental
Licenciamento Ambiental - Licenciamento Florestal - Controle de poluição - Treinamentos
Gestão Ambiental e Assessoria - Diagnóstico Ambiental - Educação Ambiental
Rua Dois Irmãos, 35 - Nova Petropólis-RS 95150-000
Fone: (54) 3281-3321
Cel.: (54) 9994-1278
meioambiente@ambiente-rs.com.br
Copyrigth 2011 - Todos os direitos reservados
WebDe Tecnologia